sexta-feira, 7 de março de 2008

A fuga da família real para o Brasil

A fuga da família e corte real para o Brasil deu-se em 29 de Novembro de 1807, após embarque no porto de Lisboa. Desde então a capital do reino estabelecia-se no Rio de Janeiro na mais importante colónia portuguesa, o Brasil.
Esta transferência deveu-se principalmente à invasão do império francês a Portugal, pois o bloqueio continental aos navios ingleses tinha sido efectuado muito tarde, o que resultou num mandato de invasão pelo Imperador francês Napoleão Bonaparte ao general Junot.
Esta invasão foi essencialmente apoiada por militares espanhóis, pois estes tinham um acordo com França (Fontainebleau).
Após a fuga da família e corte real a regência ficou entregue a cinco governadores escolhidos por D. João (o rei naquela altura), mas por pouco tempo, pois após a ocupação, Junot extinguiu a regência.
A origem desta invasão foi a resistência inglesa em relação às guerras que eram declaradas a França, por reis absolutos, que se sentiam ameaçados e também ao isolamento de Portugal em relação ao acordo imposto por Napoleão, sendo o Bloqueio Continental aos navios ingleses, na tentativa de destruir o comércio inglês. O problema de Portugal ao aderir a esse acordo era o prejuízo que causaria na economia portuguesa se estes bloqueassem a entrada aos principais compradores de produtos portugueses e também devido à aliança que “unia” Inglaterra e Portugal.


Invasão Francesa