A palavra barroco deriva de pérola irregular ou imperfeita e alguns autores acreditam que o termo poderá ser de origem portuguesa.
Na arquitectura predominavam as linhas curvas e contra-curvas que transmitiam a ideia de movimento. Os interiores dos edifícios eram ricamente decorados.Na escultura explorou-se o dramatismo.Na pintura exploraram-se os contrastes de luz e sombra e os jogos de cores, para transmitir a expressão das personagens e a ilusão do infinito.
Barroco em Portugal
Em Portugal, as construções barrocas deram início quando chegou ouro do Brasil, sendo a maior parte destas construções banhadas a talha dourada ou revestidas por azulejos.
Em Portugal há muitas igrejas e palácios no estilo Barroco, nessa imagem aí a baixo mostra os monumentos de estilo Barroco no Porto.

1-Sé Catedral
2-Paço Episcopal
3-Casa do Cónego Domingos Barbosa
4-Igreja de Santa Clara
5-Igreja da Ordem do Terço
6-Igreja de Santo Ildefonso
7-Igreja de Nossa Senhora da Esperança
8-Igreja dos Terceiros do Carmo
9-Igreja e Torre dos Clérigos
10-Palácio de S. João Novo
11-Fachada da Igreja da Misericórdia
12-Igreja de S. Francisco e Casa do Despacho
Igreja e Torre dos Clérigos

Esta torre sineira faz parte da Igreja dos Clérigos construída entre 1731 e 1763, a partir de um projecto de Nicolau Nasoni.
Na construção da Igreja trabalharam vários artistas, destacando-se Nicolau Nasoni e o mestre pedreiro António Pereira. Foi mandada erigir por D. Jerónimo de Távora Noronha Leme e Sernache, a pedido da Irmandade dos Clérigos Pobres.
Esta torre é um exemplo do estilo barroco pois apresenta esculturas de Santos, cornijas bem acentuadas e balaustradas.
Naquela altura esta torre era a mais alta de Portugal.

Sem comentários:
Enviar um comentário